Atualmente vende-se muitos tablets, smartphones e pode-se notar que o mobile está se expandindo cada dia mais.
Os meios de acesso à internet não é mais só o desktop, eles mudaram, os hábitos mudaram e os usuários também mudaram.
O problema às vezes acontece quando vamos abrir um site no smartphone, o site que navegando pelo computador era maravilhoso, no smartphone muitas vezes ele acaba sendo lento, carregado de informações e difícil de navegar.
E para melhorar a navegação dos usuários através dos dispositivos móveis, surgiram os sites responsivos, que se adaptam ao tamanho da tela do dispositivo que o internauta utiliza.
Entre um site responsivo e um site comum, é claro que o usuário, que além de usuário é um consumidor, prefere navegar em um site que ele tenha mais comodidade. E o consumidor atual é exigente e preza pela rapidez, por isso, é extremamente importante que as empresas tenham seu site responsivo, pois caso o website seja com o design comum, e o concorrente tenha o site responsivo, naturalmente o consumidor vai optar pelo site que seja mais prático e a empresa acaba perdendo venda, ficando atrás de seus concorrentes.
Então se a empresa não quer ficar para trás, é preciso que ela além de ter um site responsivo, ela acompanhe a modernidade e as novas tecnologias.
Tão importante como os sites responsivos, são as redes sociais. A maioria dos consumidores e clientes estão presentes nas redes sociais, inclusive os potenciais.
Mas para que a empresa marque presença nas redes sociais de maneira correta, é importante que tenha o gerenciamento de Facebook, Twitter, Linkedin e todas as outras redes.
No futuro, provavelmente, os dispositivos mobile vão ser mais usados do que os desktops. E o site responsivo atende as necessidades tecnológicas.
Os dispositivos mobile adquiriram uma força enorme, e estamos em uma época onde é o mobile que dita as tendências do desktop.